sábado, novembro 06, 2010

O rock n roll (ou borogodó, ziriguidum) de Zeca Baleiro


Semana passada Zeca estava autografando o livro Bala na Agulha, que está lançando para marcar os 13 anos de carreira. Soube dessa notícia por Rafa, minha doce Rafão. E, claro, não perdi a chance de dizer a ele o meu "muito obrigada" por ter trazido tanta poesia à minha vida. Sim, até as pessoas mais sensíveis são egoístas e só conseguem enxergar o mundo a partir de suas perspectivas. E eu enxerguei Zeca porque ele me toca profundamente. Toca nas minhas raízes nordestinas e na visão de mundo global. Mistura sensibilidade ao estilo "não se leve tão a sério que não vale a pena". Lembra que a verdadeira beleza está fora dos salões de beleza. Resgata o cancioneiro popular que traz memórias afetivas a todos nós.

Minha primeira paixão musical foi Chico Buarque. Sigo amando Chico, que paixão antiga não se esquece. Tem lugar cativo no peito. Mas quando comecei a escutar Zeca pensei: "ele é Chico uptodated". Com todo o perdão à comparação ( já que todo mundo quer ser único, né Zeca?) e ao uso da gíria (porra, uptodated? Fala sério!), o que quis dizer é que Zeca é foda! hahahaha

Há muitas músicas de Zeca que quando eu escuto eu penso: "eu sinto isso, exatamente igual, como é que ele sabe?" E agora, com o livro dele, foi a mesma coisa. Eu leio o que ele escreveu e penso: "gente, eu usei esse mesmo argumento naquele dia falando com nãoseiquemzinho!"

Mas voltando ao que me fez escrever este post, estava eu aqui lendo o livro de Zeca, que ele descreve como literatura ligeira, despretensiosa, quando cheguei ao texto em que ele fala dos jornalistas que insistem em perguntar se ele é MPB ou Rock n roll. Baleiro, querido, eu não tenho dúvidas: você é puro rock n roll! E ziriguidum e borogodó! E eu "roubo" as suas músicas para mim. E as posto como Pílulas de Delicadeza. 

Até a próxima sexta, Zeca, em mais um Baile do Baleiro!




PS: quem acha que música não é poesia é um babaca completo. Para mim, música é a maior das artes. A mais direta, a mais emocionante e a mais envolvente. #prontofalei!

Um comentário:

La Chica morena disse...

Opa, que bom que eu 'promovi' este encontro!

:)