Iraque completa seis anos em guerra sem previsão de independência real
Estados Unidos definiram data para retirar tropas do país.
Analistas dizem que Iraque vai levar anos para ter vida normal.
A guerra no Iraque completa seis anos nesta sexta-feira (20) com data marcada para acabar, clima mais tranqüilo no país, mas sem nenhuma previsão realista de vida normal e independente para os invadidos. Apesar de o presidente Barack Obama ter decretado que todos os soldados americanos devem sair do território iraquiano até 2011, o conflito não se encerra de forma tão simples, e analistas ouvidos pelo G1 apontam para um longo período de um Iraque ainda dependente dos EUA.
Desde que iniciou a incursão no país então controlado por Saddam Hussein, em 2003, o Iraque encarou a invasão, as mortes, o caos social e político e o clima de guerra civil. Levantamentos de grupos como o Iraq Body Count apontam que mais de 99 mil pessoas morreram no país desde a invasão - os números mais conservadores falam e impressionantes 45 mil mortos. Mas os Estados Unidos também pagaram um alto preço em dólares e em vidas.
Desde a invasão até o sexto aniversário, morreram 4.259 norte-americanos no país, uma média de mais de dois mortos por dia de conflito, e quase 50% a mais de que o número ce vítimas deixado pelos atentados terroristas em 11 de Setembro.
Financeiramente, a guerra também deixa saldo negativo. Desde 2001, foram investidos US$ 939 bilhões (cerca de R$ 2,150 trilhões). Muito mais vai precisar ser gasto para poder retirar as tropas e ajudar os soldados iraquianos a assumirem totalmente o controle da segurança no Iraque.
“Invadir o Iraque foi um erro estratégico. O país perdeu muito em vidas, em dinheiro, em credibilidade e prestígio internacional. Não valeu a pena. Claro que o Iraque pode evoluir e se tornar um importante ator regional, mas ainda acho que toda a guerra foi um erro”, sentenciou o diretor de estudos do Iraque do Usip, instituto norte-americano de paz, Sam Parker.
Fonte: Daniel Buarque, G1 (trechos da matéria http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1050628-5602,00-IRAQUE+COMPLETA+SEIS+ANOS+EM+GUERRA+SEM+PREVISAO+DE+INDEPENDENCIA+REAL.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário