"Um cientista que estudou a anatomia do crânio do pica-pau para descobrir por que a ave não sofre de enxaqueca apesar de bater a cabeça em troncos de árvores cerca de 12 mil vezes por dia foi o principal ganhador do IgNobel. Trata-se de um prêmio alternativo ao Nobel da Real Academia Sueca. Ele é oferecido na Universidade de Harvard e seleciona os estudos mais bizarros ou infames da ciência.
Um inventor britânico que desenvolveu um aparelho de áudio que supostamente pode ser ouvido por adolescentes mas não por pessoas acima de 30 anos levou o IgNobel da Paz por sua contribuição à separação das gerações.
O vencedor do IgNobel de Medicina foi Francis Fesmire, do University Hospital, na Flórida, por um estudo que mostra ser possível tratar soluços persistentes com massagem retal. “Inicialmente, foram tentadas a suspensão da respiração e algumas manobras com a língua sem alteração na sintomatologia”, escreveu Fesmire no estudo publicado na “Annals of Emergency Medicine”. “Massagem digital retal foi então tentada usando lentos movimentos rotacionais. O soluço teve sua freqüência imediatamente reduzida e cessou em 30 segundos.”"
Fonte: O Globo, Ciência & Vida, 06/10/06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário