segunda-feira, janeiro 23, 2006

Livro de máquina

Máquina de salgadinhos agora vende livro no Metrô
Os usuários de metrô de São Paulo não precisam mais sair dos túneis subterrâneos da Companhia do Metropolitano de São Paulo para comprar livros, bijuterias ou brinquedos. Eles já são comercializados dentro da própria estação, em máquinas que, um dia, venderam apenas refrigerantes e salgadinhos.
As empresas 24x7, Magic Toys e Toque Mágico, juntas, têm 32 máquinas espalhadas em várias estações paulistanas do metrô, que atraem consumidores com produtos de diversos preços.
Fabio Lopes Bueno Netto, dono da 24x7, diz que a primeira máquina começou a funcionar em março de 2003. Hoje, com 21 pontos-de-venda, comercializa 10 mil livros por mês. Este número, segundo Netto, irá crescer este ano.
Para sustentar a estratégia de expansão, Netto criou uma editora. A 24x7 Cultural irá publicar livros baratos, principalmente de domínio público - especialmente para as máquinas. "Lançaremos entre 10 e 15 títulos por mês", diz Netto, que está a procura de patrocínio para editar os novos títulos.
"Consegui alcançar meu objetivo, que é vender livros bons e baratos em uma máquina", diz Netto, cujos produtos tem preços que oscilam entre R$ 1,99 e 14,99. Junto com o livro, o freguês recebe uma embalagem para presente e também uma moeda de R$ 0,01- já que a máquina não devolve troco.
Depois de um ano de erros e acertos, a grande sacada foi perceber que o espaço mais nobre é "estacionar" a máquina ao lado das bilheterias. "Os usuários pagam o bilhete e, para não ficarem com o troco na mão, acabam comprando alguma coisa", diz. Um erro, talvez, tenha sido se posicionar muito perto das plataformas - algo que, depois, foi proibido pelo Metrô.
Fonte: Valor Econômico, 19/01/06

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